PASEC distinguida como ES +

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Notícias

Delegação da PASEC presente na entrega da distinção 1024x683

A PASEC foi distinguida pelo IES (Instituto de Empreendorismo Social), IPAV (Instituto Padre António Vieira), Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação EDP como ES + - Iniciativas de Elevado Potencial em Empreendedorismo Social. Foi no passado dia 21 de Janeiro, no período da manhã, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Foi durante a apresentação dos resultados da iniciativa Mapa de Inovação e Empreendorismo Social onde estiveram presentes, entre outros, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Poiares Maduro.

Ametodologia ES+ foi desenvolvida pelo IES- Social Business School com o propósito de identificar iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social, considerando empreendedorismo social como um processo de procura de soluções inovadoras e sustentáveis para a resolução de problemas importantes e negligenciados da sociedade . Distingue-se por ser uma metodologia de proximidade, envolvendo um contacto muito próximo com cada região, através de entrevistas a pessoas locais e inquéritos aprofundados a iniciativas identificadas.

Após quatro anos de experiência acumulada na aplicação da metodologia ES+, e com o reconhecimento internacional pelos painéis de boas práticas da Rede Académica Europeia de Economia Social (EMES) e pelo Parlamento e Comissão Europeia, surgiu a ambição de mapear iniciativas de elevado potencial de inovação e empreendedorismo social em todo o território nacional e nos países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). Assim em 2012, nasceu o MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social que, através da aplicação da metodologia de pesquisa ES+, ao longo de dois anos, identificou iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no Norte, Alentejo e Centro do País. No final do mesmo ano de 2012, concretiza-se a primeira réplica internacional da metodologia ES+ em Maputo, Moçambique, num total de 13 iniciativas identificadas como ES+ Maputo.

Os critérios de seleção de iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social baseiam-se em cinco caraterísticas fundamentais: Uma forte Missão Social – resolvem-se problemas sociais importantes e negligenciados da sociedade; Potencial de Impacto - transformando mercados, comportamentos, políticas públicas e as dinâmicas na sociedade e/ou no ambiente; Capacidade de Empoderamento Local e Inclusão Social - envolvendo e capacitando os beneficiários e outras partes interessadas; Potencial de Inovação e de forma Sustentável - através de novas soluções baseadas em modelos de funcionamento eficientes e viáveis que desafiam a visão tradicional e que permitem resolver problemas da sociedade com uma eficácia superior relativamente às soluções alternativas existentes; Potencial de Crescimento - com a preocupação e capacidade de escalar a solução e/ou se disseminar através de replicação.