“Há cenários que fazem novas diferenças” - Mensagem dos Jogos da Diferença 2020

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias Advantage

Um dos espetáculo de Teatro online do JD 2020

“Há cenários que fazem novas diferenças”. Foram estas as palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, referindo-se aos Jogos da Diferença 2020. Numa fase em que juntar centenas de pessoas está fora de questão devido à Pandemia COVUD 19, a PASEC adaptou-se e deu forma aos Jogos da Diferença 2020 com o apoio do projeto Cenários ADN do Corpo Europeu de Solidariedade.

Estes tiveram lugar entre 19 e 30 de junho com espetáculos online em direto de Dança, Teatro e Musica das Companhias Artísticas da PASEC (ADV Música, ADN Teatro e Arena Expressão Corporal), a realização dos Jogos da Diferença com jovens com deficiência em parceria com a AFPAD a partir do tema “Escolhi Ser Diferente” e ainda o lançamento de várias mensagens vídeo do Presidente do Município de Famalicão, Dr. Paulo Cunha e dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão e concelhos vizinhos.

Mas a iniciativa mais relevante foi a competição entre grupos juvenis no desafio “Escolher ser diferente é a liberdade de todos os dias”. Só neste desafio foram mais de 670 as crianças e jovens envolvidos, divididos em grupos de 15 participantes ao longo de dez dias. Os grupos foram colocados sobre situações de análise sobre o que era ser diferente e tinham de apresentar soluções criativas para a resolução do mesmo.

Esta iniciativa teve como pano de fundo o projeto Cenários ADN. O projeto visa criar uma resposta artística através do teatro como forma de expressão, autoconhecimento e desenvolvimento de competências com o objetivo ajudar a combater os fenómenos de abandono escolar, iliteracia e marginalidade juvenis em contexto educativo. O projeto Cenários ADN é um projeto integrado no Corpo Europeu de Solidariedade.

Um dos grupos que participou nos JD 2020