“São estes os jovens que vão mudar o mundo…” foi a mensagem do Plano de Combate 2023 da PASEC

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias ADN

pc20233

“São estes os jovens que vão mudar o mundo” foram as palavras do Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos, durante a final do concurso internacional de ideias Plano de Combate 2023, promovido pela PASEC no passado dia 5 de maio de 2023, em Seide, Famalicão, no auditório da Casa Museu Camilo Castelo Branco.

Perante mais de 350 participantes entre jovens participantes e plateia, o evento contou ainda com a participação do Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias, que elogiou os jovens presentes com as palavras “vocês são excecionais”. Por sua vez, a Diretora Adjunta do Programa Erasmus +/Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia, Dra. Joana Lima, elogiou o percurso da PASEC e a capacidade da organização de promover o verdadeiro protagonismo juvenil. Estiveram ainda na sessão o Vereador da Cultura, Desporto e Associativismo do Município de Famalicão, Dr. Pedro Oliveira, e o Vice-Presidente da FNAJ, Fernando Vieira, entre outras dezenas de convidados e parceiros.

Integrado no programa do ANIMA 23 - Encontro Internacional de Animação Sociocultural, o concurso de ideias internacional "Plano de Combate 2023" na sua 10ª edição, teve como tema deste ano "Novas Fórmulas para Mudar o Mundo". A ideia passou por transformar as grandes filosofias que moldaram o mundo em ideias concretas e replicáveis de transformação social.

Foram mais de 1600 (1619 no total) os jovens envolvidos. Na final só estivessem 10 projetos (em formato de pitch/defesa de 4 minutos) a concurso. A iniciativa foi apoiada pelo Corpo Europeu de Solidariedade através do projeto BTTS - Banco do Tempo do Talento Solidário.

Existiram 3 vencedores: 2 na categoria Aprendizes para projetos de alunos do 9º ao 11º anos de escolaridade e uma na categoria Mestres para de projetos de alunos do 12º ano de escolaridade ao Ensino Superior. As ideias de projeto vencedoras incidiam sobre os temas da prática religiosa nas escolas, sobre o Diálogo Intergeracional e sobre a Educação Não Formal.

Para além do concurso de ideias teve lugar a 4ª parte do espetáculo interativo "Novas Fórmula para Mudar o Mundo..." onde os jovens foram os protagonistas por inteiro de todo o processo de construção, encenação e apresentação. O espetáculo retratou grupos de jovens que procuram desconstruir parte das ideologias e filosofias que determinam parte da realidade incontornável da atualidade. Foi um espetáculo imersivo e singular, protagonizado pelas Companhia Artísticas da PASEC (ADN Teatro, ADV Música, Arena Dança e D'Art Artes Visuais).

pc20231