Geo 19 da PASEC dá forma à Rede Transnacional de Territórios Juvenis Inteligentes

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias ADN

Participantes do Geo19

Foram mais de 110 os jovens portugueses que puderam, através do Geo Camp 2019, organizado pela PASEC, treinar as suas competências de liderança, criatividades e resiliência e ao mesmo tempo desenhar os seus projetos multiplicadores. Tendo como pano de fundo dar forma a uma Rede de Territórios Juvenis Inteligentes, o Geo 19 deu forma a um conjunto de Encontros Transnacionais e de Eventos Multiplicadores que pretenderam envolver os jovens participantes na discussão e determinação das práticas de Democracia Participativa nos seus territórios.

Durante todo o mês de agosto tiveram destaque sobretudo dois eventos, o Encontro Transnacional em Leiria, de 1 a 6 de agosto, este com o apoio do Projeto Radar do Programa Erasmus + e os Eventos Multiplicadores que tiveram lugar no Norte e Centro do país. Os trabalhos terminaram no Arquipélago dos Açores, entre 19 e 30 de agosto entre São Miguel, Faial e Ilha das Flores. 

Tendo como tema integrador a “GeoAventura dos 4 elementos”, o objetivo passou pelos jovens experimentarem o seu papel de Aprendizes que um dia assumirão o papel de Mestres que também eles acolherão outros aprendizes. Cada um, sob o imaginário dos 4 elementos, trabalhou as suas competências de liderança junto de grupos de pares, a criatividade, na resolução de desafios sociais, incluindo as grandes causas da Humanidade, e a resiliência, através de desafios de desporto aventura em ambiente grupal que exigiam o estabelecimento de consensos e superação. 

O Geo 19 passou por uma série de territórios que durante todo o ano letivo integraram o Projeto Radar, que visa o estabelecimentos de uma Rede de Territórios Juvenis Inteligentes, em que os jovens se assumem como interventores diretos no estabelecimento das politicas locais que a eles dizem respeito, seja ao nível da educação, cultura e até ao nível das políticas sociais. Os Encontros Transnacionais integrados no Geo 19 que contaram com a participação de jovens luxemburgueses permitirão formalizar estas parcerias que agora dão forma a esta Rede Transnacional.

Segundo as palavras do Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa, “o alcance desta experiência traduziu-se num real envolvimento dos jovens na vida das instituições que determinam parte do seu futuro. Dizemos durante o Geo que há dias em que tudo muda. Acreditamos que para alguns deles já começou a mudar.”