A AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial
A AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial é uma instituição particular de solidariedade social, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública que, desde 1987, desenvolve programas e serviços de suporte a pessoas com doença mental, nos domínios da habitação, educação e emprego.
Missão da AEIPS
Promover o recovery e a integração social das pessoas com experiência de doença mental através de processos de empowerment e participação social.
Estágios profissionais
Os estágios profissionais têm como objectivo a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências profissionais, necessários para o desempenho de uma actividade profissional, no sentido de aumentar as qualificações das pessoas com doença mental, constituindo uma estratégia facilitadora de acesso ao mercado competitivo de trabalho.
Esta formação é realizada nas empresas, de acordo com os interesses do formando, permitindo um contacto directo com o posto de trabalho e um envolvimento e colaboração dos colegas no processo de formação em termos de funções e rotinas de trabalho, cultura da empresa e relações interpessoais.
Cada estágio é estruturado de acordo com um programa de formação elaborado pela AEIPS e pela empresa. Neste programa são identificados os objectivos da formação, os conteúdos de cada módulo, o cronograma e as metodologias de avaliação. No final do estágio é passado, pela empresa, um certificado de habilitações profissionais que atestará da frequência e aproveitamento do mesmo.
Em cada empresa é designado um dos seus funcionários para ser o responsável pela formação, a quem chamamos tutor. Ao tutor compete ensinar os conhecimentos técnicos, acompanhar e supervisionar o trabalho dos formandos e fazer a sua avaliação.
Os estágios profissionais possibilitam, não só, a aquisição de uma formação específica, como proporcionam uma experiência real de trabalho significativa, aumentando a proximidade com o mercado de trabalho e as oportunidades de emprego.
Por outro lado, é fundamental assegurar um conjunto de actividades de suporte que facilitem o sucesso dos projectos de formação. Estas actividades incluem:
Reunião de acompanhamento nas empresas
Durante o período de estágio são realizadas reuniões mensais de avaliação na empresa, com a presença do tutor da empresa do estagiário e do técnico da AEIPS.
Nas reuniões de avaliação analisa-se a execução do programa de formação, identificam-se as etapas alcançadas e são apresentados e discutidos problemas, conflitos e dificuldades, sentidas pelo estagiário e pelo tutor, definindo-se estratégias conjuntas de resolução.
Para além destas reuniões mensais, são ainda realizados contactos telefónicos com as empresas, no sentido de facilitar a implementação, organização e desenvolvimento dos estágios profissionais.
Reunião semanal pós-laboral
O Centro Comunitário realiza reuniões de grupo semanais, onde cada um dos elementos fez o balanço da formação, partilhando êxitos e ganhos, preocupações e dificuldades, reflectindo-se em conjunto algumas estratégias de resolução.
Estas reuniões são realizadas em conjunto com os membros do Centro que já estão empregados e têm lugar às 5ª feiras, em horário pós-laboral.
Uma vez por mês realiza-se um jantar mensal para a comemoração do mês de trabalho, criando-se assim um espaço de inter-ajuda, motivador da manutenção dos projectos de formação.
Suporte individual
São realizadas reuniões de suporte individual, fora do local de trabalho, para a identificação e resolução de dificuldades ou problemas relacionados com a formação: execução da actividade profissional, relação com os colegas e supervisores, assiduidade, pontualidade, apresentação pessoal.
Por outro lado, o projecto individual de formação não é considerado de forma isolada, mas é integrado em termos dum projecto de vida global, pelo que se articula com objectivos e necessidades em termos habitacionais, culturais e de lazer, educacionais e sociais.
Manutenção de emprego
É fundamental assegurar um conjunto de suportes a longo prazo que permitam dar apoio na resolução de dificuldades individuais e no desenvolvimento de competências que facilitem o sucesso da manutenção do emprego, da estabilidade da situação profissional e da progressão na carreira.
Estas actividades incluem:
- Reuniões de suporte individual
- Reunião semanal pós-laboral e jantar mensal com todos os trabalhadores (partilha de experiências)
- Contacto directo no local de trabalho
- Disponibilidade permanente para o apoio no local de trabalho
- Reuniões individuais de suporte
Cada participante disporá de uma reunião semanal de apoio individual, em horário pós-laboral para balanço da semana de trabalho, identificação e resolução de dificuldades ou problemas relacionados com o trabalho: execução da actividade profissional, relação com os colegas e supervisores, assiduidade, pontualidade, rotina etc.
Por outro lado, o projecto individual de formação não é considerado de forma isolada, mas é integrado em termos dum projecto de vida global, pelo que se articula com objectivos e necessidades em termos habitacionais, culturais e de lazer, educacionais e sociais.
Reunião semanal pós-laboral
No sentido de complementar o apoio individual, são realizadas semanalmente reuniões do grupo, com todos os elementos que estão empregados, para balanço da semana de trabalho, partilha e comemoração de êxitos, resolução de dificuldades e problemas, reflectindo-se em conjunto algumas estratégias de resolução.
Uma vez por mês realiza-se um jantar mensal para a comemoração do mês de trabalho, criando-se assim um espaço de ajuda-mútua e de suporte motivador da manutenção da actividade profissional.
Contacto e apoio nas empresas
São ainda realizados contactos e reuniões no local de trabalho, no sentido de manter o envolvimento das empresas,promover a definição e a implementação de estratégias que previnam situações de discriminação e desenvolvam mecanismos de respeito pela diferença, facilitadoras do processo de integração.
A realização destes contactos depende das solicitações das próprias pessoas, dado que nalgumas situações existe uma opção pela não revelação da doença mental, no local de trabalho. Nestas situações todo o apoio é prestado fora do local de trabalho.
Contacto :
Morada:
Av. António José de Almeida,
26 1000-043 Lisboa
Telefone: 218 453 580
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
