• banner 2
  • PASEC Advantage

    A vantagem de Ser Diferente

ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Oportunidade de Formação

Tipo de Instituição A ADFA é uma Organização Não Governamental (ONG), associação livre e independente, considerada pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública, sem fins lucrativos, dotada de capacidade jurídica para o exercício dos direitos e cumprimento das obrigações necessárias à prossecução dos seus fins.

Missão

Assegurar os direitos dos deficientes militares, reivindicando e desenvolvendo condições que possibilitem o pleno exercício da cidadania. Prosseguir com ações de cariz social e contribuir para a resolução das questões dos associados.

Objetivos

A ADFA tem por objetivos a defesa e a promo- ção dos interesses sociais, económicos, culturais, morais e profissionais dos seus associados.

Associados

Todos aqueles que se deficientaram durante a prestação do serviço militar assim como os que à data da morte de um militar ou deficiente, com ele viviam em regime de economia comum, a(o) viúva(o) e filhos menores.

 Cooperação Internacional

A ADFA é membro, desde de 1982, da Federa- ção Mundial de Antigos Combatentes e Vítimas de Guerra (FMAC).

Cooperação com os PALOP

Cooperação ativa com os antigos combatentes e deficientes de guerra dos PALOP, nomeadamente com a Associação de Mutilados e Inválidos das Guerras de Angola (AMMIGA), a Associa- ção das Pessoas com Deficiência Militar de Moçambique (ADEMIMO), a Associação Nacional dos Deficientes de Angola (ANDA), com a Associação dos Deficientes da Luta da Libertação Nacional (ADELLIN), da Guiné -Bissau e Fundação dos Veteranos das FALINTIL.

Dinamização

Fundação do Jornal ELO; - Criação da Tipografia-Escola da ADFA; - Cofundadora do Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração da Pessoa com Deficiência (SNRIPD), atual Instituto Nacional para a Reabilitação (INR); - Cofundadora da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD); - Membro do Conselho Nacional para a Reabilitação e Integração da Pessoa com Deficiência (CNRIPD); - Membro ativo do Centro de Reabilita- ção Profissional de Gaia (CRPG); - Parceira do Museu da Guerra Colonial em Famalicão; -Membro do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH).


Contacto:

Morada: Vila Nova de Famalicão
Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro Centro Coordenador de Transportes,
Loja 1 4760 -038 VILA NOVA DE FAMALICÃO
Telef.: 252 322 848
Fax: 252 376 324
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.